Empresas Artecola - Fundação FXK
Acesso Restrito
Empresas Artecola >  Fundação FXK

Fundação Francisco Xavier Kunst

A Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK) é responsável por direcionar e gerir o investimento social das Empresas Artecola, realizando ações socialmente responsáveis destinadas a colaboradores e comunidades do entorno das Empresas. A Fundação FXK é pessoa Jurídica de Direito Privado, fundada em 1984, qualificada como OSCIP (Organização Social de Interesse Público), devidamente registrada na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS, nos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social de Campo Bom e Novo Hamburgo.

A sede da FFXK está localizada na cidade de Campo Bom (RS), na ERS 239, nº 5715, sendo que sua filial situa-se em São José dos Pinhais, no Paraná.

A FFXK acredita que a transformação social acontecerá através de atitudes daqueles que acreditam que podemos oportunizar e contribuir para que cada vez mais pessoas possam viver dignamente e prosperar. Porque um dia, um professor e empreendedor chamado Francisco, fundador das Empresas Artecola, sonhou em mudar a vida das pessoas e hoje a FFXK ajuda a tornar isso realidade.

A sustentabilidade, para a FFXK, é um processo articulado que permite potencializar e mobilizar as capacidades coletivas das comunidades para o desenvolvimento local, pressupondo que a ação seja ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Acreditamos que o conjunto de esforços é capaz de tornar nossa sociedade sustentável, que a ação solidária permite desenvolvimento humano e do cidadão e que o investimento privado em ações sócio-educativas são oportunidades de crescimento para todas as partes interessadas.

Missão: Estimular o desenvolvimento social sustentável dos colaboradores das Empresas Artecola, suas famílias e comunidades onde atua, promovendo a educação de qualidade, a vida saudável e o cuidado com o meio ambiente.

Visão: Ser reconhecida, em âmbito internacional, em 2025, como promotora do desenvolvimento social sustentável por todas as partes interessadas. 

Valores:

RESULTADOS - nosso compromisso e passaporte para a perenidade.
 
PARTES INTERESSADAS - nossa prioridade e comprometimento.
 
INTEGRIDADE - transparência e coerência nas atitudes para legitimar a nossa reputação.
 
INOVAÇÃO - criatividade e soluções diferenciadas.
 
PESSOAS - respeito às diferenças e valorização das pessoas.
 
SUSTENTABILIDADE - respeito ao meio ambiente e desenvolvimento social são o nosso legado.
 
SIMPLICIDADE - espírito de servir e agir de forma simples e descomplicada.

 

Focos de Atuação:

  • Atuamos na comunidade, através de programas e projetos sociais, dando prioridade aos jovens e comunidades do entorno das Empresas Artecola em situação de vulnerabilidade social. 
  • Atendemos aos colaboradores das Empresas Artecola e seus familiares, promovendo a sua integração, desenvolvimento e qualidade de vida. 

Doe para a Fundação Francisco Xavier Kunst

Sua doação é dedutível das despesas operacionais!

Disponibilizamos do certificado de OSCIP Federal, para que a doação para a Fundação Francisco Xavier Kunst seja contabilizada como despesa operacional. As contribuições ficam limitadas a 2% do Lucro Operacional da pessoa jurídica doadora, antes de computada a dedução. Contatos com Elisângela Cerutti, pelo telefone 51-3778-5328, e-mail elisangela.cerutti@artecola.com.br

Clique aqui para visualizar nosso certificado!

 

Programas para desenvolvimento da comunidade local

O Nota Fiscal Gaúcha é um programa que incentiva a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, reduzindo assim a sonegação de impostos. Através do Programa, o comprador concorre a prêmios de até R$ 500 mil e proporciona diversos benefícios destinados a entidades sociais habilitadas nas áreas de educação, saúde, trabalho e desenvolvimento social, como a Fundação Francisco Xavier Kunst. Para mais informações, acesse www.notafiscalgaucha.rs.gov.br e em caso de dúvidas, entre em contato com a Fundação Francisco Xavier Kunst pelo fone 3778-5218 ou pelo e-mail fundacao.fxk@artecola.com.br.

 

Desde 2009, a Fundação integra a Rede Parceria Social, uma iniciativa conjunta da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), organizações sociais e empresas. O objetivo é fomentar projetos sociais em todo o Rio Grande do Sul, abrangendo diversas áreas da assistência social e beneficiando centenas de pessoas. Além de incentivar o trabalho das ONGs, a Rede permite que forças sejam unidas em contribuição ao avanço das questões relacionadas à geração de renda através do artesanato no RS. Como instituição âncora do projeto desde abril de 2009, a Fundação recebe financiamento das Empresas Artecola através da lei da Solidariedade. Saiba mais em: http://www.redeparceriasocial.rs.gov.br/

 


O Projeto Novos Horizontes integra a rede do Projeto Pescar, e tem como objetivo oferecer uma proposta educativa que desenvolva as potencialidades e gere possibilidades efetivas de inclusão do jovem socialmente vulnerável, qualificando-o para o ingresso ao mercado de trabalho e estimulando a capacidade empreendedora de jovens residentes nos municípios de Novo Hamburgo e Campo Bom.          
O projeto se propõe a formar jovens para a iniciação em serviços administrativos, envolvendo formação de língua estrangeira e informática. Através do Fundo da Criança e do Adolescente e da parceria com o SESI-RS, a Fundação dispõe de um laboratório de informática que permite o acesso à informação, pesquisa e desenvolvimento dos jovens atendidos.

 
A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente e da legislação tributária nacional, as entidades sociais articulam-se, a fim de garantir e executar ações que promovem o desenvolvimento de projetos sociais para crianças e adolescentes financiados pelos Fundos Municipais de Direitos. Esses Fundos são constituídos a partir de doações do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.
A FFXK assume seu compromisso com os cidadãos adolescentes e jovens e promove esta possibilidade de investimento social dede a criação da campanha Leão do Bem, em 2011. A campanha tem como objetivo estimular os funcionários das Empresas Artecola e a comunidade local a destinarem recursos financeiros, que são passíveis de dedução do Imposto de Renda, e que serão investidos em ações sociais da FFXK.    


Saiba como contribuir:
Parte do seu imposto de renda devido ao Leão pode financiar os projetos desenvolvidos pela Fundação Francisco Xavier Kunst que é inscrita e fiscalizada pelo Conselho de Direitos Municipal da Criança e Adolescente, através da lei municipal nº 31/92. Assim, qualquer pessoa poderá financiar parte do seu imposto de renda devido para projetos da FFXK aprovados pelo FMDCA.

Quem pode participar?
Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica podem contribuir. Para fazer uso desta lei, é necessário que a declaração seja realizada no modelo completo e que a destinação seja no ano-base da declaração de Imposto de Renda, até o dia 31/12 de cada ano. A pessoa física pode destinar até 6% do Imposto de Renda Devido e a Pessoa jurídica até 1%.

Para doar é necessário:
1. Para calcular o valor, acesse a página “resumo” da última declaração de Ajuste do Imposto de Renda. Verifique qual o valor do Imposto DEVIDO (não é o imposto a pagar). Sendo Pessoa Física calcule 6% deste valor e sendo Pessoa Jurídica 1%.
2. Em qualquer agência do Banco do Brasil, faça o depósito nos guichês de caixas e não nos auto atendimentos. O depósito deve ser IDENTIFICADO na conta: Banco do Brasil, Agência 314-x, conta corrente 31043-3, com a identificação 145-7, que indica sua doação para a FFXK. No campo 1 identificar o CPF, caso seja Pessoa Física, ou o CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica.
3. Com o comprovante de depósito em mãos, mais CPF ou CNPJ, vá até a Fundação Francisco Xavier Kunst e solicite o recibo correspondente à sua doação. Este recibo será o comprovante que dará direito ao desconto em sua declaração de Imposto de Renda.

Entre em contato e receba mais informações:
E-mail: fundação.fxk@artecola.com.br
Fones: (51) 3778.5218 ou 3778.5328
 

 

Programas voltados aos colaboradores e seus familires

Criado em 2009, o Programa Arte em Férias tem o objetivo de despertar na criança e no adolescente, filhos de colaboradores, a consciência ecológica, a preservação da natureza e a importância da sustentabilidade. Garantindo o direito de acesso à informação, através de atividades de oficinas pedagógicas, recreação e de lazer em espaços de contato com a natureza (ex. trilhas ecológicas), numa perspectiva integradora.

 

Entendendo que a educação é uma forma de promoção do exercício da cidadania e busca de equidade social, a FFXK, em parceria com o SESI, promove a formação do ensino fundamental e médio para colaboradores das Empresas Artecola e seus familiares, através do Projeto EJA.

 

A FFXK possui em sua sede uma ótima estrutura de esporte e lazer que inclui biblioteca, ginásio poliesportivo, galpões para festas, campos para práticas esportivas, como futebol sete, futebol 11, futsal, cancha de bocha e voleibol.
Além disso, realiza campeonatos e atividades esportivas, feiras e eventos sociais e culturais de integração. Tudo à disposição dos colaboradores das Empresas Artecola, seus familiares e da comunidade local.

Para reservar os espaços visando à realização de eventos sociais e esportivos, entre em contato com a FFXK.

 

Clique aqui e conheça nossos espaços.

O Programa de Voluntariado Corporativo Arteiros do Bem tem como objetivo formar e estimular colaboradores das Empresas Artecola para a participação cidadã, contribuindo com o desenvolvimento social através da promoção da cultura do voluntariado organizado. Através da constituição dos comitês de voluntariado nas Unidades de Negócios das Empresas Artecola, estamos articulando uma rede de voluntários, que tem o papel de disseminar e promover ações sociais para o desenvolvimento social sustentável. Tudo acontece de forma organizada, sistematizando ações e democratizando a organização da gestão da FFXK. Os voluntários arteiros do bem atuam junto aos comitês sociais, de esporte e lazer e de infraestrutura, tendo a missão de planejar, organizar, executar e avaliar ações de cunho social, voltadas à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida.

 

 

Fundação Francisco Xavier Kunst – RS 239, n° 5715 – Zona Industrial II, Campo Bom

CEP 93.700-000

Contato: 51 3778-5218 / fundacao.fxk@artecola.com.br

 

© 2012 - Empresas Artecola. Todos os direitos reservados
Artecola Química Artecola - Inovação para resultados